Na última semana, a ilha de Lampedusa na Itália viu a chegada de mais de seis mil migrantes. Agora, o governo italiano está tomando medidas rigorosas. Solicitantes de asilo provenientes de países considerados seguros que chegam à Itália e são flagrados tentando burlar os controles agora terão que pagar um depósito de quase cinco mil euros. Esse valor é para evitar que sejam colocados em um centro de detenção enquanto seus pedidos de asilo são avaliados.
A nova medida, destinada a controlar o fluxo migratório, foi anunciada na sexta-feira pelo Ministério do Interior da Itália e já está gerando controvérsia. Este ano tem sido marcado por um número recorde de chegadas de migrantes à Itália. Estima-se que cerca de 133 mil solicitantes de asilo chegaram ao país até agora, quase o dobro em comparação com o ano anterior e três vezes o número de 2021.
Após o grande número de chegadas na última semana, o fluxo de migrantes para Lampedusa diminuiu devido ao mau tempo. A maioria desses migrantes foi redirecionada para outras regiões da Itália. O centro de detenção de migrantes em Lampedusa, que estava superlotado há poucos dias, agora tem pouco mais de 100 pessoas.
Você pode ler a notícia original aqui.