A Poste Italiane pretende ser cada vez mais uma referência nas pequenas cidades, tornando-se um centro multifuncional. No âmbito do Projeto Polis , a partir de dezembro nos correios será possível renovar passaportes, carteiras de identidade eletrônicas e acessar serviços da Receita.
O anúncio foi feito durante o TG Poste pelo codiretor geral da instituição Giuseppe Lasco . É assim que funcionam as novas iniciativas.
Passaporte e Cie nos Correios: veja como fazer
Em algumas agências de correio localizadas em pequenas cidades, a Poste Italiane já presta serviços de INPS (recibo de pensão, certificação única e formulário “Obis M”) e emissão de certidões pessoais e judiciais. A partir de dezembro a oferta se expandirá ainda mais. Graças ao Projeto Polis, assinado em 2021 pela Poste Italiane e pelo então Ministério do Desenvolvimento Económico e financiado com fundos do Pnrr, os correios tornam-se ainda mais multisserviços.
Nos municípios com menos de 15 mil habitantes será possível obter passaporte a partir de dezembro enquanto a partir de fevereiro também será possível obter bilhete de identidade eletrónico e aceder aos serviços da Receita Federal. Estamos falando de aproximadamente 7 mil escritórios localizados em municípios com menos de 15 mil habitantes. Muitos comentários positivos chegaram após o anúncio desta interessante notícia.
Graças a um investimento de 1,2 mil milhões de euros, 800 provenientes do Pnrr e 400 retirados dos cofres da Poste Italiane, procederemos também à criação de 250 espaços de coworking localizados em todo o território nacional. O objetivo é criar uma rede única conectada, digitalizada e inteligente. Desses centros, 80 serão construídos em municípios com menos de 15 mil habitantes.
« Queremos dar às pessoas, às empresas e aos profissionais a oportunidade de utilizar estes espaços. Estes espaços não serão apenas nas grandes cidades onde já estão presentes os players do sector mas sobretudo nas médias e pequenas empresas, para contribuir para o desenvolvimento social e económico de todo o país”, palavras de Lasco .
Satisfação também por parte da Ministra do Turismo Daniela Santanché que acolheu positivamente a iniciativa da Poste Italiane. A Itália é composta por muitas pequenas cidades que sofrem um despovoamento cada vez mais intenso devido à falta de serviços. Levar os serviços necessários a estes centros poderia ser uma arma para combater a emigração, especialmente dos mais jovens.
Passaportes ao Alcance de Todos
Uma das mudanças mais significativas é a capacidade de obter passaportes nos correios de municípios com menos de 15 mil habitantes. Isso elimina a necessidade de longas viagens para centros urbanos maiores, tornando o processo de obtenção de um passaporte mais acessível e conveniente para os residentes locais.
Identidades Eletrônicas e Serviços da Receita Federal
Além dos passaportes, a Poste Italiane também está introduzindo a emissão de bilhetes de identidade eletrônica e o acesso a serviços da Receita Federal. Isso simplifica os processos de identificação e fiscais para os cidadãos, tornando a administração pública mais eficiente.
« Temos o dever de preservar e proteger o despovoamento dos pequenos municípios, e a falta de serviços é uma causa possível. Com o Projeto Poste Polis, esta questão é abordada e os cidadãos dos municípios com menos de 15.000 habitantes também têm a oportunidade de aceder facilmente a alguns serviços. Se pensarmos então nos pequenos municípios, que são verdadeiras comunidades sociais antes de serem administrativas, entendemos o valor deste serviço. Como ministro do governo, só posso aplaudir este projeto que, entre outras coisas, aborda de forma estrutural um problema, o da emissão de passaportes, que tem pesado muito nos últimos meses e que tem sido um problema para muitos italianos e para o sector do turismo “, suas palavras.
Um Passo em Direção ao Futuro
O Projeto Polis é um passo ousado em direção a um futuro mais brilhante para as pequenas cidades da Itália. Ao levar serviços públicos essenciais, como passaportes e identidades eletrônicas, para as comunidades locais e ao criar espaços de coworking, a Poste Italiane está desempenhando um papel vital na revitalização dessas áreas. Isso não é apenas uma transformação nos serviços públicos, mas uma demonstração clara do compromisso da Itália em manter suas comunidades rurais vibrantes e prósperas.