RESUMO
Sem tempo? A Lili IA resume para você
Novembro vai terminar com um clima bem mais frio, trazendo as primeiras nevascas no Centro-Sul até as montanhas. A partir de sexta-feira, 29 de novembro, um ar gelado vindo dos Balcãs vai invadir a Itália, trazendo o primeiro episódio de clima de inverno para o Centro-Sul. Esse ar frio vai causar uma grande mudança no tempo, criando uma área de baixa pressão no Mar Jônico, o que vai resultar em instabilidade e mau tempo em várias regiões.
Atualmente, o anticiclone que está sobre a Itália está perdendo força e não vai conseguir impedir o avanço do ar frio, que vem do Norte da Europa. Por isso, os últimos dias de novembro vão ser bem agitados, com uma queda das temperaturas por toda a Itália.
Mudanças Rápidas: O Frio Chega Com Força
A mudança para o inverno vai ser bem rápida, com mais impacto nas regiões Centro-Sul. O tempo vai piorar, com chuva e neve em altitudes mais baixas, especialmente nas montanhas. A diferença de temperatura entre o ar mais quente dos últimos dias e o ar gelado vai aumentar a quantidade de chuva, e também pode ter trovoadas e granizo nas planícies e costas.
O fim de semana será marcado por instabilidade e frio, que deve continuar até o início da próxima semana. O Norte da Itália vai ficar mais protegido pelas montanhas, mas as temperaturas ainda vão cair bastante, com risco de geadas fortes, por causa do céu limpo e ventos fracos.
Leia mais sobre Como se vestir para o inverno intenso na Itália;
No Norte da Itália, as cidades que podem ser afetadas pelo frio intenso e pela neve nas próximas semanas incluem:
- Turim (Torino)
- Milão (Milano)
- Veneza (Venezia)
- Verona
- Bolonha (Bologna)
- Trento
- Aosta
- Cuneo
Essas cidades, devido à sua proximidade com as montanhas e ao clima mais frio, podem experimentar queda de temperaturas e geadas severas, mas ficarão mais protegidas pelas barreiras naturais das Alpes. No entanto, o tempo será mais ameno comparado às regiões do Centro-Sul da Itália, que terão maior intensidade de neve e chuva.
Temperaturas Bem Baixas e Acúmulo de Neve
A fase mais fria vai começar na sexta-feira, 29 de novembro, com chuvas mais fortes no Sul da Itália, onde vai nevar nos Apeninos a partir de 1.200 metros de altura. A chuva também vai atingir o meio do Adriático, com a neve caindo em altitudes mais baixas, abaixo de 1.000 metros.
No começo do fim de semana, a instabilidade vai ser maior, principalmente na região do Adriático, com o ar frio vindo do Sul. Isso vai fazer a neve cair até as colinas dos Apeninos Centrais. Nas áreas mais altas, como Abruzzo, pode acumular até 40-50 cm de neve, com possibilidade de mais acúmulos nas regiões mais expostas. As montanhas do Sul e da Sicília terão a paisagem coberta pela primeira neve da temporada.
O Frio Intenso vai Persistir
O mau tempo vai continuar no domingo, 30 de novembro, com a maior parte da chuva afetando o Sul, onde vai nevar a partir de 1.000 metros de altura. No Adriático, a neve vai diminuir. O pico do frio vai acontecer em toda a Itália, mas, a partir do início da próxima semana, as temperaturas começam a subir aos poucos, melhorando o clima.
Com a chegada do frio intenso e das primeiras nevascas, novembro vai nos preparar para um inverno bem marcado, com temperaturas baixas e neve em altitudes mais baixas, principalmente nas regiões Centro-Sul da Itália. As mudanças rápidas de temperatura e a instabilidade no tempo vão trazer um fim de semana gelado, com neve e frio para muitas regiões.
Quando Começa o Inverno na Itália?
No calendário oficial, o inverno no hemisfério norte, incluindo a Itália, começa no dia 21 de dezembro. Esta data marca o solstício de inverno, o momento em que o sol está mais baixo no céu e a duração do dia é a mais curta do ano. O solstício de inverno representa o início da estação fria e a transição para o aumento gradual das horas de luz diurna. Embora a neve não seja comum em toda a Itália, há várias cidades e regiões onde ela ocorre com frequência durante o inverno, especialmente nas áreas montanhosas e no norte do país. Se você está planejando uma visita ou apenas curioso sobre as cidades italianas onde a neve faz parte do cenário invernal, aqui estão algumas das principais cidades conhecidas por suas condições de neve durante o inverno.
Viajar para a Itália durante o inverno oferece uma experiência rica e diversificada. Desde a vibrante cena de esportes de inverno nas montanhas até a calma beleza das cidades do sul, há algo para todos. É importante planejar com antecedência, especialmente se você pretende visitar as áreas de neve, e estar preparado para as condições climáticas, que podem variar significativamente.