A Itália se compromete a contribuir de forma significativa para o processo de reconstrução em Gaza, conforme assegurou hoje a Presidente do Conselho, Giorgia Meloni. A declaração ocorre em sequência à assinatura do acordo de paz para o Oriente Médio, realizada ontem no Egito.
Durante a reunião do Conselho de Ministros, Meloni destacou a necessidade de mobilizar todos os ministérios e instituições envolvidas no projeto de reconstrução, com atenção especial aos auxílios humanitários, segundo informações divulgadas por Palazzo Chigi.
Para coordenar os próximos passos, será realizada amanhã, 15 de outubro, às 14h, na Sala Verde de Palazzo Chigi, uma reunião presidida pelo Vice-presidente do Conselho e Ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani. A agenda contará com a participação dos ministérios da Relações Exteriores, Defesa, Universidades, Agricultura, Assuntos Regionais e Inclusão de Pessoas com Deficiência, além do Sottosegretario à Presidência do Conselho, Alfredo Mantovano, e da Proteção Civil.
No mesmo dia, a Presidente Meloni estará em Roma para participar do Processo de Aqaba, reforçando o compromisso italiano no âmbito internacional, enquanto Tajani conduzirá o encontro que definirá as ações concretas da Itália em Gaza.
A iniciativa italiana integra esforços diplomáticos e humanitários em prol da reconstrução e da estabilização da região, demonstrando alinhamento com os objetivos do recente acordo de paz no Oriente Médio.