Maltempo ainda atinge a Calábria, mas mostra sinais de arrefecimento. A Protezione Civile regional reduziu hoje a allerta gialla — anteriormente arancione — para as zonas tirrênicas do Cosentino, do Catanzarese e do Vibonese, estendendo, no entanto, a advertência também às zonas jónicas do Catanzarese. As demais áreas permanecem em verde.
Até o momento não foram registradas novas ocorrências significativas além das já reportadas ontem, quando precipitações dispersas e ventos fortes marcaram o quadro climático. Ontem, uma forte mareggiata atingiu o Tirreno cosentino e provocou novos desabamentos na via de prolongamento do lungomare de Paola, estrada que corre paralela à linha ferroviária. As equipes de fiscalização confirmaram, após cruzamento de fontes e verificação in loco, que não houve danos aos trilhos.
No município de Maierà, no Cosentino, uma frana (deslizamento de terra) provocada pelas chuvas intensas invadiu a via que liga o centro montanhoso à costa tirrênica. “Dividiu o paese a metà”, declarou o prefeito em comunicado oficial. Em ato emergencial, o administrador municipal emitiu uma ordem para a garantia da segurança viária e contratou uma empresa privada para remoção dos detritos e restabelecimento do tráfego.
Apuração in loco e cruzamento de fontes institucionais — Protezione Civile e Servizio meteorologico dell’Aeronautica militare — permitem sintetizar as previsões para as próximas horas:
Norte: céu irregular em todas as regiões, com maior nebulosidade no setor oriental e precipitações dispersas; temporais localizados tendem a atenuar no período vespertino. No início da tarde, concentrações de nuvens no sul do Piemonte e na Ligúria podem trazer aguaceiros generalizados e alguns temporais, com expansão à noite para a baixa Lombardia e Emilia-Romagna. Neve acima de 1.500 metros em áreas montanhosas do Trentino-Alto Adige, Vêneto e Alta Lombardia.
Centro e Sardenha: céu irregular em todas as regiões, com maior instabilidade sobre a Sardenha e a alta Toscana, onde ocorrerão rovescios e temporais localizados; fenômenos que, ao longo do dia, tendem a se estender ao restante da Toscana e demais regiões, com gradual atenuação a partir da noite. Neve localizada acima de 1.500 metros no norte da Toscana e sul da Úmbria, na fronteira com Lácio e Abruzzo.
Sul e Sicília: céu parcialmente nublado, com nuvens mais compactas sobre as regiões tirrênicas que, desde o primeiro período vespertino, trarão rovescios e temporais localizados, por vezes intensos, inicialmente ao longo dos versantes costeiros e depois abrangendo áreas interiores.
Temperaturas: mínimas em queda acentuada no Norte e no Centro (incluindo ilhas maiores); estáveis ou em ligeiro aumento nas demais áreas. Máximas em elevação no sul do Vêneto, Emilia-Romagna e Marche; declínio previsto na Sicília.
Ventos: predominância de ventos entre moderados e fortes, de quadrante oeste, sobre todas as regiões tirrênicas do centro-sul e nas ilhas; fracos nas demais áreas.
Mares: centrais e ocidentais entre muito agitados e agitados; os demais muito agitados. Durante o período o Canale di Sardegna fica muito agitado para depois regressar a estado agitado.
Relato objetivo, sem conjecturas: a situação evolui com redução localizada da criticidade, mas permanece a necessidade de atenção nas áreas costais tirrênicas e nos itinerários de ligação entre colinas e litoral, onde instabilidades e processos erosivos já causaram danos materiais. A Espresso Italia mantém vigilância contínua com apuração em campo e atualização a partir das fontes oficiais.
Giulliano Martini – Espresso Italia





















