Roma, 21 de janeiro de 2026 — Em apresentação do XXIV Rapporto annuale do INPS, realizada hoje na sede da Confindustria em Roma, o presidente Gabriele Fava afirmou que o documento evidencia a solidità do instituto previdenciário. A declaração foi proferida em tom institucional, com foco na leitura técnica dos dados e nas medidas em curso para mitigar riscos demográficos e fomentar inserção laboral dos jovens.
Segundo Fava, apesar da robustez das contas previdenziali, persistem preocupações estruturais, em particular a denatalità, que acentua o envelhecimento da população enquanto reduz a base de trabalhadores jovens. “Pur essendo consapevoli delle preoccupazioni e delle criticità, quali ad esempio la denatalità che determina un aumento degli anziani e una diminuzione dei giovani”, disse o presidente, destacando que desde o primeiro dia de sua gestão o instituto tem trabalhado para “scongiurare” esses riscos e para promover um futuro mais estável para as novas gerações por meio de um ingresso sustentável no mercado de trabalho.
Na mesma intervenção, Fava sublinhou a necessidade de um dialogo con le imprese e anunciou a intenção de consolidar uma “nuova alleanza” entre o INPS e o tecido produttivo. “Siamo nella casa degli imprenditori — e con loro vogliamo dialogare attraverso una nuova alleanza col tessuto produttivo, quello con il quale i giovani devono confrontarsi”, afirmou.
O presidente mencionou iniciativas já em curso e outras próximas, destinadas a agilizar relações entre administração pública e empresas, e a favorecer conformidade e crescimento. Entre as ações citadas estão o pre-Durc, projeto pensado para antecipar a regularização contributiva das empresas, e o lançamento “a breve” do sportello grandi contribuenti, destinado a grandes contribuintes com necessidades específicas de atendimento e compliance fiscal. Fava também apontou para uma vigilância previdenciária “più matura” e mais colaborativa, com foco em apoiar quem pretende empreender de forma lícita e sustentável.
Esses instrumentos, segundo o presidente, serão compartilhados com as associazioni datoriali porque, na sua leitura técnica, quem cria emprego é elemento central da estratégia de estabilidade previdenciária: “Iniziative che vogliamo condividere con le imprese perché chi crea occupazione è fondamentale.”
O pronunciamento foi direto e orientado a fatos brutos: análise dos dados do rapporto, reconhecimento das criticità demografiche e desenho de medidas administrativas voltadas à eficiência do sistema e ao suporte às empresas que geram postos de trabalho. Em linha com o método de apuração clássico, o discurso privilegiou o cruzamento de fontes e a leitura institucional dos números, sem desvios para conjecturas.
Em resumo, o Rapporto annuale do INPS é apresentado pelo comando do instituto como documento que confirma a sustentabilidade operacional, mas instaura uma agenda de confrontos técnicos com o problema demográfico e de cooperação com o setor produtivo para preservar a capacidade de pagamento e melhorar a inserção laboral dos giovani.

















