O Consulado Geral da Itália em São Paulo publicou ontem, 04 de dezembro de 2025, uma nota oficial anunciando uma novidade aguardada por muitos cidadãos ítalo-brasileiros: a partir de janeiro de 2026 terá início, em fase experimental, a emissão da Carta d’Identità Elettronica (C.I.E.), documento de identificação italiano produzido pelo Ministério do Interior e pelo Poligrafico e Zecca dello Stato.
A C.I.E. é destinada a cidadãos italianos e funciona como documento de identificação, possibilitando também o acesso a alguns serviços online da Administração Pública Italiana. Contudo, o Consulado reforça que, por enquanto, essa habilitação não inclui serviços consulares.
Apesar de sua relevância, o Consulado esclarece que a C.I.E. não é válida para viagens entre o Brasil e a Itália. Para deslocamentos internacionais, o passaporte (italiano ou brasileiro) segue sendo o documento necessário e suficiente.
Fase experimental começa em janeiro de 2026
A partir de janeiro, o Consulado iniciará a emissão da C.I.E. somente mediante agendamento e com vagas muito limitadas, já que o serviço estará em fase piloto. Diante dessa limitação, recomenda-se que apenas cidadãos que possuam uma necessidade efetiva e prática do documento realizem o agendamento neste momento inicial.
Segundo o comunicado, nas próximas semanas serão divulgadas orientações completas sobre:
-
Quem poderá solicitar o documento;
-
Como o pedido deverá ser formalizado;
-
Quais documentos serão exigidos.
Comunidade deve aguardar orientações oficiais
O Consulado também fez um apelo à comunidade, destacando que, devido ao tamanho de sua circunscrição consular, o processo de emissão da C.I.E. para toda a população assistida será gradual e demandará paciência.
Por isso, solicita que não sejam enviadas mensagens com dúvidas neste momento, pois todas as instruções oficiais serão publicadas em breve.
A instituição reforça ainda que as informações devem ser buscadas exclusivamente em seus canais oficiais, a fim de evitar equívocos que possam atrasar futuras solicitações.
Com este anúncio, o Consulado Geral da Itália em São Paulo dá início a um processo de modernização importante, aproximando a comunidade ítalo-brasileira de um dos principais documentos de identificação utilizados atualmente na Itália.






























