Na Itália, o sistema de saúde pública é um dos pilares do bem-estar social. E entre os serviços mais importantes está o Pronto Soccorso, que corresponde ao Pronto-Socorro no Brasil.
Mas atenção: o uso desse serviço é regulado por um sistema de prioridades e não é recomendado para qualquer tipo de mal-estar leve.
Se você chegou há pouco tempo no país, vale a pena entender como ele funciona para evitar frustrações e até multas.
O que é o Pronto Soccorso?
O Pronto Soccorso é o atendimento emergencial de hospitais públicos e privados conveniados ao sistema de saúde (SSN – Servizio Sanitario Nazionale). Ele é voltado para urgências e emergências médicas, e funciona 24 horas por dia.
Como é feita a triagem?
Assim que você chega ao hospital, passa por uma triagem (triage) feita por um profissional de saúde. Ele irá classificar a gravidade do seu caso com um código de cor, que determina a ordem de atendimento:
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🟥 Código Vermelho: risco de vida – atendimento imediato
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🟧 Código Laranja: situação grave – atendimento muito rápido
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🟨 Código Amarelo: condição urgente, mas sem risco de vida – atendimento prioritário
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🟩 Código Verde: condição leve – espera longa
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🟦 Código Azul/Branco: casos não urgentes – atendimento sem prioridade (e pode haver cobrança!)
Quando devo ir ao Pronto Soccorso?
De forma geral, o Pronto Soccorso deve ser procurado apenas em casos de emergência, como:
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Dores fortes e súbitas no peito ou abdômen
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Dificuldade para respirar
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Fraturas, cortes profundos ou hemorragias
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Perda de consciência, desmaio
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Crises convulsivas
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Acidentes com trauma
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Sintomas graves em crianças ou idosos
Para casos leves, como febre, dor de garganta, sintomas gripais ou dores moderadas, o ideal é:
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Procurar o seu médico de família (medico di base)
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Ir a um Guardia Medica (plantão noturno e de finais de semana)
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Buscar atendimento em ambulatórios locais (ambulatori)
Posso ser cobrado no Pronto Soccorso?
Sim. Se o seu caso for considerado não urgente (código branco/azul), pode haver uma cobrança chamada “ticket”, que varia de 25 a 50 euros dependendo da região.
Além disso, ir repetidamente ao Pronto Soccorso por questões leves pode gerar advertência ou recusa de atendimento em algumas regiões.
Dica prática
Tenha sempre com você o seu codice fiscale e, a tessera sanitaria (cartão de saúde). Mesmo turistas têm direito a atendimento de emergência, mas quem está inscrito no SSN tem prioridade e não paga pelo atendimento de urgência.
Saber quando e como usar o Pronto Soccorso pode fazer toda a diferença — tanto para a sua saúde quanto para evitar dores de cabeça com filas ou custos desnecessários.
Em caso de dúvida, ligue para o número de emergência 118 ou consulte o médico de base.