RESUMO
Sem tempo? A Lili IA resume para você
O encanto natalino na Itália é uma fusão de arte, tradição e paisagens deslumbrantes. À medida que 2023 se aproxima, surge a oportunidade de explorar os melhores destinos para desfrutar das festividades em um cenário único. Uma lista que certamente não pode ser exaustiva, mas que pode oferecer ideias para ampliar ainda mais os horizontes, desde as cidades históricas até à redescoberta das províncias italianas.
Os símbolos do Natal italiano estão frequentemente ligados à iconografia da arte e do artesanato local. Da Natividade no Vaticano e nos Museus do Vaticano aos presépios feitos à mão pelos mestres artesãos de San Gregorio Armeno em Nápoles, que têm a capacidade de combinar a tradição com a relevância contemporânea (as estatuetas com os campeões italianos reinantes já estão prontas, para secar nos becos do caótico e colorido Spaccanapoli).
O panetone fresquinho já inebria as ruas mais glamorosas ou boêmias de Milão , enquanto em Verona “caiu” a estrela do Cometa na Piazza Bra, que sempre deixou rastro na Arena, para dar lugar a outros enfeites ainda não revelados.
A Luci d’Artista iluminará os recantos mais misteriosos da aristocrática Torino e as avenidas salgadas de uma Salerno sem precedentes em trajes de inverno. A comida de rua da velha Bari é imperdível com a conversa dos pescadores e o aroma dos frutos do mar crus.
Há espaço para fantoches sicilianos nos presépios e no souk Vucciria em Palermo ou pegue um vôo direto da Sicília, para mergulhar no encanto das Dolomitas e na magia dos mercados de Bolzano .
Selecionamos para você 15 dos inúmeros destinos imperdíveis para o Natal de 2023. São locais escolhidos não por acaso, pois podem abrir caminho para territórios vizinhos novos e inexplorados.
Onde ir no Natal no norte da Itália
Trento e Bolzano
Se o Natal é sinónimo de frio e magia, então Trento e Bolzano são destinos intemporais, para adultos e crianças. Esta área é muito rica em história, arte, gastronomia e relaxamento nas Dolomitas e além. Poderá ser uma oportunidade para visitar o Lago Toblino e o castelo com o mesmo nome, o Lago Lavarone, San Lorenzo Dorsino, a Abadia de Novacella . Entre as muitas aldeias medievais destacamos Canale di Tenno .
Trieste
O Natal em Trieste é uma combinação mágica graças ao encanto centro-europeu desta cidade que não é tipicamente italiana no sentido clássico do termo. Esta maravilha respira graças ao vento Bora e a uma das maiores praças da Europa. Com fama de cidade ventosa, na época do Natal veste-se de elegância, o “vestido” adequado para entrar nos cafés históricos e nos numerosos museus que ostenta a capital do Friuli Venezia Giulia. Uma cidade que funciona como ponte para outros mundos, incluindo a vizinha Eslovénia, onde poderá passar alguns dias na natureza intocada.
Lago de Garda
O maior lago da Itália é ideal para famílias com crianças. Não só pela presença do parque de diversões Gardaland ou pelo cruzeiro no lago, mas também porque é um pólo estratégico para decidir onde passar o Natal nas diversas localidades do Norte de Itália. Da clássica Milão à Veneza dos contos de fadas, até Livigno para chegar à vizinha Suíça.
Cinco terras
Também este ano, o tradicional presépio luminoso de Manarola , com mais de 300 figuras em tamanho natural, acenderá ao pôr do sol, todas as noites, desde o dia da Imaculada Conceição até janeiro. Mas nas Cinque Terre, na Ligúria, não haverá tédio, com excursões, vistas e escadas.
Turim
A antiga capital do Reino de Itália está vestida de luz e elegância, tal como os seus sumptuosos palácios e agora reconvertidos bairros pós-industriais. Turim é estratégica porque está no coração de um Piemonte repleto de etapas. Só para citar um, Candelo é conhecido por ser a “ Aldeia do Papai Noel ”.
Aonde ir no Natal na Itália Central
Ilha de Elba
Outro destino preferido no verão, mas que no Natal oferece paisagens encantadoras junto às praias, e costumes antigos, como o do presépio vivo da Marina Marciana , que é uma verdadeira representação teatral, que atrai todos os habitantes da aldeia. É impossível não se deixar seduzir pelas luzes e pratos de Portoferraio e Sant’Ilario , um povoado de Campo nell’Elba.
Florença
A árvore de Natal e o presépio da Piazza del Duomo são a desculpa para visitar o berço do Renascimento, um destino eterno. Imperdível é o famoso Weihnachtsmarkt, tradicional mercado de Natal alemão na Piazza Santa Croce . Mas a Toscana é doce, com as suas colinas e aldeias antigas, spas naturais, boa comida e quintas. Destacam-se o mercado de Montepulciano e os originais presépios nas igrejas de Arezzo. A vida aqui e na vizinha Úmbria fica mais lenta. Nas proximidades de Gubbio você pode admirar uma das maiores árvores de Natal do mundo, que se estende pela encosta do Monte Ingino. Que oportunidade de aproveitar o Natal ao máximo sem pressa.
Genga e Frasassi
Um dos presépios mais particulares de todos os tempos é realizado na região de Marche. Em Genga , na Gruta do Santuário da Santíssima Virgem de Frasassi, renova-se este ano a magia do Presépio Vivo , no desfiladeiro natural de Frasassi , famoso pelas grutas com o mesmo nome. A poucos quilómetros fica Ancona, e poderá ser uma oportunidade para desfrutar dos promontórios das Montanhas Conero com vista para o mar.
Longiano
No Natal o estereótipo da Emília Romagna, terra do mar e da diversão, também cai. Nesta região escondem-se aldeias medievais como Longiano , na província de Forlì, com o Grande Presépio Mecânico do Santuário das SS. Crucifixo . Aqui também estamos perto do maravilhoso Castelo Malatesta de Cesena.
Ferrovia Transiberiana de Abruzzo
O histórico trem “ Bombardone ” remonta à década de 1920 e é adequado para famílias. Começa em Sulmona e atravessa montanhas, mercados, vilas e muita natureza intocada. Quem disse que as montanhas onde se pode esquiar no Natal ficam apenas nos Alpes? Em Abruzzo e Molise estão as pistas de esqui mais importantes do Centro-Sul da Itália, como a de Roccaraso , terminal da Ferrovia Transiberiana da Ferrovia dos Parques .
Roma
“Christmas World”, a maior vila natalina da Europa, estará aberta à visitação na Villa Borghese . Mas as comemorações na capital duram até a mágica e tradicional noite de Natal. Não muito longe, fica a aldeia de Greccio (Rieti), onde em 1233 São Francisco de Assis criou o primeiro presépio vivo da história, agora geminado com Belém.
Aonde ir no Natal no sul da Itália e nas ilhas
Nápoles
O Natal aos pés do Vesúvio é vulcânico e folclórico. Não é surpresa que nesses dias você acabe na mesa sem saber como ou por quê. Há sempre um lugar para adicionar para saborear struffoli, pastiere, capitoni e muitos outros pratos. Mas a Campânia não é só Nápoles: o Natal em Salerno entre as Luzes dos Artistas e na Costa Amalfitana pode oferecer emoções alternativas.
Matera e as Dolomitas Lucanianas
É um dos presépios naturais da Itália. Do patrimônio da UNESCO ao cenário de grandes sucessos de bilheteria de Hollywood. Da “Paixão de Cristo” ao Natal em Matera . Outra cidade que abre inúmeras portas para umas férias de Natal mais longas: Puglia ou as Dolomitas Lucanianas? Peixe fresco no porto de Bari ou o cheio de adrenalina “Voo do Anjo” sobre Castelmezzano e Pietrapertosa? Há algo para todos os gostos.
Palermo
Destino imperdível para quem espera um clima ameno, ou até mesmo um mergulho no mar, quem sabe na passagem de ano. Palermo é folclore, mistério e tradição , doces de amêndoa de Natal, mercados populares. É a cidade para ser “sequestrada” para uma longa viagem a uma das regiões mais bonitas do mundo: a Sicília.
Sardenha
As civilizações antigas tornam fascinante o clima natalino principalmente no Médio Campidano, em San Gavino, Serramanna e Senorbì, em Trexenta (com suas 40 mil luzes da casa de Natal), ou ainda Barbagia di Seulo, Donus de Paschixedda, o mercado de Natal de Esterzili, a cidade dos presépios.