Em apuração in loco e com cruzamento de fontes, confirmamos que uma avalanche na Marmolada causou a morte de um esquiador na tarde de sábado, 7 de fevereiro. A vítima foi identificada como o italiano de 41 anos Alex Farronato, natural de Bassano del Grappa.
O incidente ocorreu no versante trentino, próximo a Punta Serauta, depois que um grupo de quatro esquiadores de cerca de 40 anos deixou as pistas de Punta Rocca para realizar atividade fora de pista. Segundo registros oficiais, os quatro estavam equipados com Artva (aparelho transmissor e receptor para vítimas de avalanche), pá e sonda.
A chamada ao Número Único de Emergência 112 partiu por volta das 16h30 de um dos envolvidos. Trentino Emergenza acionou de imediato o Aiut Alpin Dolomites e a Centrale Unica di Emergenza mobilizou a estação do Soccorso Alpino e Speleologico Alta Fassa, que foi transportada ao local pelo Aiut Alpin.
O socorro contou com unidades cinófilas do Aiut Alpin e com o helicóptero ‘Falco’ de Belluno. Também foram colocadas em prontidão as estações limitróficas de Centro Fassa, Moena, Fiemme e a estação bellunense de Malga Ciapella. Enquanto parte da equipe permaneceu em piazzola em Canazei para apoio, seis operadores do Soccorso Alpino e Speleologico subiram até o ponto do deslizamento para as buscas.
De acordo com a sequência de ações verificada pelas equipes de resgate, o primeiro dos quatro esquiadores provocou o desencadeamento da avalanche e acabou soterrado. Os demais, ilesos, começaram imediatamente as manobras de busca de próprio punho, com auxílio de outros esquiadores testemunhas que não foram envolvidos.
Ao chegar ao local, os socorristas constataram o óbito do homem soterrado. Em seguida, realizaram as operações de bonificação com Artva e executaram os procedimentos finais para o transporte do corpo. Até o momento não foram divulgadas informações oficiais sobre laudos periciais ou sobre o teor exato das decisões que levaram o grupo a sair das pistas demarcadas.
O episódio em Marmolada soma-se a outra tragédia registrada no mesmo fim de semana: uma avalanche em Val di Fiemme que resultou na morte de um homem de 40 anos de Tonadico. A sequência desses eventos motivou novas advertências das autoridades locais sobre os riscos do fora de pista em condições de instabilidade nivológica.
Este relato baseia-se em dados fornecidos por Trentino Emergenza, pelo Aiut Alpin Dolomites e pelo Soccorso Alpino e Speleologico, com verificação cruzada entre as comunicações oficiais recebidas durante a operação. A apuração continua, e informações complementares sobre as circunstâncias do acidente e sobre eventuais medidas administrativas serão atualizadas assim que liberadas pelas autoridades competentes.
Giulliano Martini, correspondente — apuração in loco e cruzamento de fontes.






















