Por Giulliano Martini — Apuração e cruzamento de fontes. A partir de 18 de junho de 2026 terá início a prova final do ensino médio italiano: a Maturidade abre com a primeira prova escrita de Italiano, comum a todos os indirizzi, marcada para quinta‑feira, 18 de junho.
Segunda prova escrita
Para os liceos, as disciplinas designadas para a segunda prova escrita foram confirmadas por edital ministerial e detalhadas por área: Latim será a matéria do Liceo Classico; Matemática será a segunda prova do Liceo Scientifico, inclusive para a opzione Scienze applicate e para a seção a indirizzo Sportivo; Língua e cultura straniera 1 para o Liceo linguistico; Scienze umane para o Liceo delle Scienze umane (com Diritto ed Economia politica nell’opzione Economico‑sociale); disciplinas projetuais próprias para o Liceo artistico; Teoria, analisi e composizione para o Liceo musicale; e Tecniche della danza para o Liceo coreutico.
No âmbito dos Istituti tecnici, as designações foram igualmente especificadas: Economia aziendale para o indirizzo “Amministrazione, Finanza e Marketing” (abrangendo as articulações “Relazioni internazionali per il marketing” e “Sistemi informativi aziendali”); Discipline turistiche e aziendali para o indirizzo “Turismo”; Progettazione, costruzioni e impianti para o indirizzo “Costruzioni, Ambiente e Territorio”; no indirizzo “Informatica e telecomunicazioni”, a prova será em Sistemi e reti tanto para a articulação “Informatica” quanto para “Telecomunicazioni”; e Produzioni vegetali para as articulações “Produzioni e trasformazioni” e “Gestione dell’ambiente e del territorio” dos Istituti agrari (com a especificidade de Viticoltura e difesa della vite para a articulação “Viticoltura ed enologia”).
Prova oral e estrutura do colloquio
O exame oral incide sobre quatro disciplinas. No Liceo Classico, além de Italiano e Latim, os estudantes deverão apresentar também História e Matemática. No Liceo Scientifico, além de Italiano e Matemática, entram História e Scienze naturali.
O colloquio tem como objetivo verificar o perfil educativo, cultural e profissional do candidato, avaliando tanto a aquisição de conteúdos e métodos específicos quanto a capacidade de integrar conhecimentos e de argumentar com criticidade e autonomia. A prova também analisa o grau de responsabilidade e maturidade alcançado. São valorizadas ações e projetos particularmente meritórios, inclusive os relatados no Curriculum do estudante, numa perspectiva de desenvolvimento integral da pessoa.
No decorrer do colloquio, o candidato expõe ainda as experiências realizadas no âmbito delle attività di formazione scuola‑lavoro e as competências adquiridas em Educazione civica. Se, em sede di scrutinio finale, o candidato interno tiver avaliação de comportamento igual a seis décimos, o colloquio incluirá a elaboração e discussão de um trabalho crítico sobre cidadania attiva e solidale, atribuído pelo Consiglio di classe. A nota de conduta influencia diretamente a atribuição do credito escolar.
Boicote e consequências
Segundo a documentação oficial atualmente disponível, a edição da Maturidade de 2026 prevê medidas para impedir o boicote das provas. As normas ministeriais deixam claro que há consequências disciplinares previstas para atitudes de boicote, incluindo repercussões no andamento do procedimento de esame e na avaliação final. Esse ponto foi verificado por meio do cruzamento de fontes institucionais e de circulares ministeriais.
Apuração e clareza: a informação aqui apresentada é resultado do cruzamento de documentos oficiais e comunicados ministeriais. Mantemos a atualização constante caso novas especificações sejam publicadas até o início das provas.


















