Roma, 28 de janeiro de 2026 — Por Giulliano Martini, Espresso Italia.
Em apuração e cruzamento de fontes, confirmo que os consulenti del lavoro italianos e a Organização Internacional do Trabalho (Ilo) assinaram hoje em Genebra um acordo de cooperação destinado a reforçar a segurança e a prevenção de acidentes nos locais de trabalho, além de promover a difusão de um uso ético e responsável da inteligência artificial nas empresas, com ênfase nas pequenas e médias empresas (PMEs).
O protocolo foi subscrito pelo presidente do Consiglio nazionale dell’ordine dei consulenti del lavoro, Rosario De Luca, e por Emmanuel Julien, vicediretor do escritório regional da Ilo para a Europa e a Ásia Central. A assinatura integra um plano de ações que prevê a realização de eventos, atividades conjuntas de pesquisa e programas de formação direcionados a gestores e profissionais do trabalho.
Entre as iniciativas previstas no acordo estão a divulgação de boas práticas organizacionais para tornar a gestão das atividades e dos ambientes de trabalho mais segura e inovadora, sempre a partir de uma perspectiva humano-cêntrica da inovação. O documento dá especial atenção à prevenção de infortúnios e ao desenvolvimento de critérios para a integração responsável de tecnologias digitais e de IA nas micro, pequenas e médias empresas.
Fontes ligadas ao processo informam que a primeira etapa prática incluirá a coleta de dados na Itália, cujo tecido produtivo é composto majoritariamente por PMEs. Esses dados servirão de base para o desenvolvimento de linhas-guia internacionais que orientem o uso seguro e consciente dessas tecnologias nas cadeias produtivas.
Em declaração oficial, De Luca afirmou: “O acordo assinado hoje é muito significativo para nós. Primeiro, pela oportunidade de levar a nossa contribuição à segurança e à legalidade do trabalho além das fronteiras nacionais, ampliando o nosso patrimônio de conhecimentos e experiências. Esta assinatura enche-nos de orgulho por atestar nosso compromisso constante em melhorar o mundo do trabalho, equilibrando exigências produtivas e proteção dos direitos dos trabalhadores. Representa o reconhecimento internacional do nosso papel sussidiário”.
Do ponto de vista técnico, o acordo alia práticas de campo — incluindo auditorias, formação e disseminação de protocolos — ao monitoramento de impactos sociais e trabalhistas decorrentes da adoção da inteligência artificial. A meta declarada pelas partes é compatibilizar inovação e proteção, minimizando riscos operacionais e garantido responsabilização e transparência nos processos decisórios automatizados.
O entendimento entre a entidade profissional italiana e a Ilo também busca consolidar um diálogo entre instituições públicas, empregadores e organizações sindicais, abrindo caminho para mecanismos que facilitem a adoção de padrões internacionais por parte das PMEs, muitas vezes com capacidade limitada de avaliação técnica.
Registro ainda que o acordo reforça o papel dos consulenti del lavoro como atores de caráter técnico e social, capazes de mediar a transposição de normas e boas práticas entre o plano institucional e o cotidiano das empresas. A iniciativa será acompanhada por relatórios públicos e ciclos formativos cujo cronograma será divulgado nas próximas semanas.
Apuração in loco e cruzamento de fontes são procedimentos que seguirei enquanto os detalhes operacionais do acordo forem sendo implementados.






















