Desde o início da semana o Piemonte vem sendo afetado por nevadas generalizzate, com a cota de neve inicialmente situada entre 1.700 e 2.000 metros. A partir da noite de segunda-feira as precipitações se intensificaram, sobretudo nas Alpi Liguri e Marittime, onde os acumulados de neve nova chegaram aos 70-90 cm, ultrapassando localmente o metro. Nos setores ocidentais foram medidos entre 30-50 cm, enquanto nos setores setentrionais os valores ficaram em torno de 10 cm.
A quota das nevadas sofreu oscilações ao longo do período: entre segunda à noite e terça de manhã houve um descenso que levou a precipitações em cotas de colina no cuneese, seguido por um novo aumento com episódios de chuva sobre neve, principalmente nos setores meridionais. A nova camada de neve, sobretudo nos setores ocidentais, veio acompanhada de vento em altitude que, apesar de moderado, favoreceu a formação de lastroni macios e de difícil identificação em condições de mau tempo.
Nas últimas horas foram observados distacchi espontâneos em setores meridionais a baixa altitude, consequência da umidificação da abundante neve fresca; nos setores occidentais verificaram-se assestamenti e distacchi in quota relacionados a accumuli provocados dal vento. A partir da noite de hoje até a tarda mattinata di Santo Stefano é previsto um novo peggioramento, com ulteriori nevicate che per il giorno di Natale mantengono il grado 4 – Forte su Alpi Liguri e Marittime, oltre a un aumento del grado di pericolo in quota fino a 4 – Forte sui settori occidentali e 3 – Marcato sulle Alpi Pennine.
O abundante acúmulo de neve fresca pode facilmente sofrer desencadeamento, seja por ação humana seja de forma espontânea. Com o vento esperado formar-se-ão numerosos acumulações de neve fáceis de serem desencadeados, até mesmo pelo passo de um único esquiador. Dos bacini de alta quota são possíveis valanghe espontâneas de grandes dimensões, capazes de percorrer longas distâncias ao longo dos percursos habituais.
Em razão deste quadro, as escursioni in quota estão fortemente desaconselhadas para a jornada de Natale. As condições favorecem tanto partidas espontâneas quanto o deslocamento de lastroni já formados, aumentando o risco para atividades de montanha, travessias e para zonas expostas às rotas de avalanche.
O Centro Funzionale de Arpa Piemonte emitiu uma allerta gialla por neve e valanghe para o cuneese (aree E e F); essa condição foi estesa, na giornata di Natale, também para o torinese (aree C e D) e para as pianure do cuneese (area M). São previstos transtornos na viabilità e possíveis interrupções nos fornecimentos de serviços devido à neve. A atividade de valanghe poderá interessare localmente i siti abitualmente esposti al rischio.
Recomenda-se atenção redobrada: evite deslocamentos não essenciais em estradas expostas; adote equipamento de segurança adequado em atividades de montanha; consulte os boletins locais antes de qualquer saída e siga as indicações das autoridades. Per l’intera durata dell’allerta, si consiglia di limitare al massimo le uscite in quota e di prestare attenzione ai segnali di instabilità del manto nevoso.



























