Enquanto se aproxima o tradicional concerto de Ano Novo, marcado por polêmica na Itália, a maestrina Beatrice Venezi coleciona aplausos em solo argentino. A diretora musical, alvo de críticas e de uma anunciada manifestação por parte da Rsu do coro da La Fenice de Veneza, comandou com sucesso o Gala de centenário do Teatro Colón, em Buenos Aires, onde atua como diretora convidada.
O concerto, realizado no sábado à noite e aberto ao público no anfiteatro do Parque Centenário, apresentou trechos de obras de Gioacchino Rossini, Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Pietro Mascagni e Charles Gounod. Filas e espectadores em pé confirmaram o apelo que a lírica ainda exerce entre o público porteño.
O Teatro Colón divulgou um vídeo da apresentação em que se ouvem comentários entusiasmados e elogios à italiana, destacando sua “energia extraordinária”. Ao final, Venezi foi ovacionada de forma prolongada — reação semelhante à do dia 7 de dezembro, durante outro gala do centenário no teatro, que teve no programa a cantata Aleksandr Nevskij, de Sergej Prokofiev, além de fragmentos de Verdi, Mascagni, Gounod e Puccini.
Também naquela ocasião, a direção assinada por Beatrice Venezi recebeu críticas positivas. Gustavo Otero, da Gazeta Lyrica, elogiou a condução: segundo ele, Venezi guiou a orquestra estável com segurança, alcançando ótimas versões dos trechos executados. Além dos dois galas comemorativos, a maestrina foi aplaudida em Buenos Aires há cerca de um mês na última apresentação de La Traviata.
Apesar do êxito artístico na Argentina, a repercussão na Itália foi ofuscada por notícias falsas circuladas sobre uma suposta saída do Teatro Colón e sobre uma alegada “recomendação” da embaixada italiana para viabilizar sua nomeação. A confusão teria nascido de uma interpretação literal de um trecho publicado por La Nacion, que fontes locais afirmam ter sido metafórico.
O então soberintendente que a escolheu, Jorge Telerman, desmentiu qualquer intervenção externa e explicou que a escolha foi feita após uma avaliação cuidadosa do perfil artístico, da trajetória e das reconhecidas qualidades musicais de Venezi. Telerman, figura ligada à esquerda argentina, reiterou que a seleção foi técnica e baseada em mérito.
Porém, o apreço do público e da crítica de Buenos Aires não alterou a posição dos músicos e representantes sindicais de Veneza: a Rsu do coro da La Fenice confirmou a intenção de promover uma nova manifestação durante o Concerto de Ano Novo, em protesto contra a nomeação de Venezi à direção musical. O episódio coloca em evidência o choque entre reconhecimento internacional da maestrina e tensões internas na instituição veneziana.
Fonte: il Giornale — https://www.ilgiornale.it/news/nazionale/venezi-acclamata-argentina-orchestrali-fenice-preparano-2586878.html




























