Os trabalhadores do Teatro La Fenice dirigiram hoje um apelo direto ao superintendente Nicola Colabianchi, por meio de uma carta-assinado pela RSU, com o objetivo de “desbloquear a crise” que atravessa a instituição. A solicitação vem na forma de seis perguntas destinadas a esclarecer decisões recentes e reabrir canais de diálogo entre a administração e as equipes artísticas e técnicas.
Na comunicação, a RSU enfatiza a necessidade de maior escuta das maestranze e de transparência sobre o método de nomeação dos cargos de direção artística e musical. Os primeiros quatro pontos colocados ao superintendente, conforme divulgados pela própria representação dos trabalhadores, são:
- “A orquestra do Teatro La Fenice há anos manifestava a vontade de ter uma direção que, em parte, havia identificado recentemente no Maestro Chung. O senhor nomeou uma pessoa após quatro meses do seu ingresso. Acredita ter tido tempo suficiente para ouvir e conhecer a orquestra e, assim, compreender as suas necessidades?”
- “Nomeou com antecedência a maestra Venezi para evitar — citamos suas próprias palavras, caro superintendente — que surgissem polêmicas ou corridas precipitadas. Acredita ter alcançado esse objetivo?”
- “Como percebe atualmente o seu papel de diretor artístico num ambiente profissional em que existe uma evidente fratura? Tem alguma ideia para recuperar um relacionamento construtivo com as maestranze e restabelecer uma confiança renovada?”
- “Considera que um profissional válido possa exercer o cargo de diretor musical numa orquestra que, há meses, manifesta o seu dissenso?”
A nota lembra que, no centro da polémica, está a busca por reconciliação entre a administração e os artistas e técnicos, bem como a demanda por explicações claras sobre os critérios adotados nas nomeações. A RSU pediu respostas objetivas às seis perguntas e a abertura de um confronto imediato com os representantes das categorias para evitar o agravamento das tensões internas.
O apelo salienta ainda o impacto que a crise institucional pode ter sobre a programação e a credibilidade do Teatro La Fenice, um dos centros culturais mais prestigiados de Veneza e da cena operística italiana. A força do pedido reside na pressão das equipes que sustentam o funcionamento diário do teatro, que reclamam ser ouvidas nas decisões estratégicas.
Até o momento desta publicação, não há registro de uma resposta oficial detalhada do superintendente Nicola Colabianchi. A expectativa agora é que a administração responda às questões levantadas e proponha um calendário de encontros para restabelecer a comunicação com as maestranze.
Fonte: ANSA — https://www.ansa.it/…


























