O Vêneto já tem novo presidente: Alberto Stefani, do centro-direita, foi eleito em um pleito marcado por um nível historicamente baixo de participação eleitoral. As urnas fecharam às 15h, e a contagem de votos começou imediatamente, com previsão de divulgação do resultado do governador ainda na noite desta sexta-feira, e dos conselheiros regionais eleitos entre esta noite e a manhã de sábado.
O governador cessante, Luca Zaia, que liderou a região desde 2020, acompanhou a apuração de sua residência, mantendo a tradição de acompanhar a contagem de votos de casa. Uma coletiva está prevista para amanhã na sede da Liga, em Treviso.
Alberto Stefani, candidato do centro-direita, e Giovanni Manildo, do centro-esquerda, optaram por Pádua para acompanhar os resultados. Outros candidatos acompanharam a contagem em diferentes locais: Riccardo Szumski em Santa Lucia di Piave, Fabio Bui na sede do Popolari per il Veneto em Cadoneghe (Pádua), e Marco Rizzo em Vicenza.
A confirmação da vitória de Stefani veio por volta das 16h30, quando a YouTrend anunciou o novo presidente da região. O líder da Liga, Matteo Salvini, deve comparecer à sede da campanha de Stefani em Pádua para saudar o resultado.
Participação eleitoral em queda
Os dados de comparecimento foram divulgados pouco antes do encerramento das urnas, mostrando uma queda significativa em relação às eleições de 2020. No Vêneto, apenas 44,64% dos eleitores votaram, contra 61,16% na eleição anterior uma queda de mais de 16 pontos percentuais. A província de Treviso registrou 43,78%, Pádua 49,04%, Vicenza 45,10%, Verona 44,75%, Veneza 44%, Rovigo 41,19% e Belluno 35,39%.
A baixa participação foi comentada por figuras políticas como o deputado Luca Toccalini, que destacou o papel do AIRE, o cadastro de cidadãos italianos residentes no exterior, e reforçou a importância de envolver jovens na política.
Reações e projeções partidárias
Nos primeiros resultados parciais, Stefani liderava com ampla vantagem. Pesquisas de boca de urna da Opinio indicavam 58,5% a 62,5% para Stefani, contra 29% a 33% de Manildo. Szumski alcançava entre 5% e 7%.
O eurodeputado Paolo Borchia comentou a vitória: “Os venezianos apreciaram uma campanha concreta, focada nos problemas e livre de controvérsias. Agora precisamos de serenidade e transparência, porque os cidadãos esperam muito da nova equipe.”
Pesquisas da YouTrend indicavam que, no Vêneto, o partido Irmãos da Itália deve conquistar entre 24% e 28% dos votos, a Liga entre 22,5% e 26,5%, e o Forza Italia entre 6% e 8%. Pelo centro-esquerda, o Partido Democrático deve obter entre 15,5% e 19,5%, AVS entre 4% e 6% e M5S entre 2% e 4%.
Declarações de Zaia
O governador cessante, Luca Zaia, enviou cumprimentos a Stefani logo após o fechamento das urnas. “Alberto está se preparando para liderar o Vêneto num período desafiante. Estou certo de que enfrentará este papel com senso de dever e responsabilidade. Estendo também meus votos à equipe que o apoiará, com a tarefa de manter o elevado prestígio de uma região que desempenha papel de liderança no país”, afirmou.
Com 33 anos, Stefani é um dos governadores mais jovens da Itália, e sua eleição representa um fortalecimento da renovação dentro do centro-direita no Vêneto.































Comentários 1